top of page

ALFABETIZAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS.

A importância do lúdico no desenvolvimento intelectual e acadêmico da criança nesta fase de escolarização, já que proporciona a criança uma aprendizagem significativa tendo o professor como mediador entre o jogo, jogar e aprendizagem, entre o abstrato e o concreto. Entende-se que é do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I que ocorre a alfabetização e nesta fase o lúdico é muito importante mas muitas vezes é deixado de lado quando a criança chega a escola, e várias são as desculpas conteúdos a serem atingidos, obrigatoriedade de saber ler e escrever, pouco tempo e esquece-se que são crianças e através “desse lúdico” fazer uso de materiais que levem a criança de maneira prazerosa e significativa à consolidação de sua aprendizagem. Não esquecendo a necessidade de o professor ter conhecimentos para fazer uso de jogos, onde conhecimento e base teórica não podem faltarão fazer uso de jogos como recurso de ensino e aprendizagem na sala de aula.

 

 

 

 

 

Deise Voltolini . Graduação em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro, RJ.

Especialização em Alfabetização pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, SP.

MÉTODOS DE ENSINO E O OLHAR PSICOPEDAGÓGICO SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM TDAH E DISLEXIA

O desenvolvimento de diferentes trabalhos que envolvam atividades em grupo, desafiadoras e estimuladoras do “pensar, conhecer, explorar, debater, pesquisar, vivenciar” por parte da criança se faz constante no ambiente educativo quando o educador deseja modificar a prática pedagógica em favor do aprender a aprender. Enfatizamos a importância da atitude psicopedagógica frente às dificuldades de aprendizagem dos alunos com déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e dislexia bem como, a necessidade da formação do professor nesta área e de haver atendimento para estas crianças no AEE, o que implicaria em mudanças na política publica vigente. O professor precisa estar mais bem preparado para poder identificar aqueles que apresentam TA, e desenvolver atividades que contemplem suas necessidades e os auxiliem na superação das dificuldades que apresentam em vários aspectos (social, emocional, de aprendizagem).

 

 

 

 

Luciana Gonçalves Machado. Graduação em Pedagogia e Especialização em Intervenções na Prática Pedagógica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Campus II, São José dos Pinhais, Campus I, Curitiba, Paraná, Brasil. Especialização em Psicopedagogia Institucional pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, SP

A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA PRÁTICA DOCENTE: UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS.

Esse trabalho mostra alguns princípios básicos e reflexivos que fundamentam o aporte teórico da aprendizagem significativa de Ausubel que integram a ideia de uma educação cognitivista e aos diversos modelos que visam explicar o processo de aprendizagem dos indivíduos. Essa reflexão propõe a facilitar a aprendizagem de significados relacionados ao ensino de Ciências para efetivação de uma prática interdisciplinar.

 

 

 

 

Lucimara Fabrício. Graduada em Bacharelado em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná,

especialização em Metodologia da Interdisciplinaridade pelo Centro Universitário Barão de Mauá – Ribeirão Preto, SP

 

 

 

 

 

A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Sabendo que o movimento é inerente à vida e que é na infância que o individuo começa a conhecer seu corpo e o limite de seus movimentos, o presente trabalho visou estudar a importância do movimento, principalmente dentro do contexto escolar. Este se manifesta por meio de jogos e brincadeiras nas series iniciais do aprendizado. Primeiramente, buscou-se teorias que ajudassem a compreender o tema, com isso, foi utilizada uma bibliografia ampla para explorar alguns conceitos como a experiência e a formação nas series iniciais, dentre os autores que se dedicaram ao tema, utilizou-se os estudos de Larrosa (2002 e 2011), Piaget (1998), Vygotsky (1989), Lopes (2006). Ao final deste trabalho, concluiu-se que os movimentos refletem na formação da criança e em sua posterior vida adulta, por isso, os pais, professores e demais responsáveis pelas crianças precisam estimular o movimento, por meio dos jogos e as brincadeiras, para que o movimento venha a tornar-se um hábito entre as crianças, que com o passar do tempo, tem substituído o movimento pela inércia na frente da televisão ou de jogos eletrônicos

 

 

 

 

 

Aline Pimentel Bispo . Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR.

Especialização em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, SP.

REDES DE PROTEÇÃO SOCIAL 

Este trabalho se propõe a fazer uma revisão bibliográfica sobre conceitos que envolvem o trabalho em Rede de Proteção Social, além de fazer uma análise das vantagens e dificuldades em desenvolver esse modelo de trabalho. Também pretende apresentar propostas que favoreçam a articulação dos atores sociais para desenvolver o trabalho em rede, o relacionamento interpessoal entre os mesmos e a manutenção dos trabalhos integrados.

 

 

 

 

Viviane Santos de Oliveira . Graduação em Psicologia, pela Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, Paraná.

Especialização em Psicodrama Terapeutico pela Associação Paranaense de Psicodrama, Curitiba, Paraná.

Especialização em Gestão de Políticas Sociais pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, São Paulo.

Potencialização do Desempenho Escolar Através de

Atividades Mentais Imagéticas

No contexto educacional o desenvolvimento dos alunos é um importante desafio, pois tem implicações diretas na qualidade do envolvimento do educando com o processo de ensino e aprendizagem. Em diversos momentos do desenvolvimento, crianças e adolescentes apresentam situações que envolvem dificuldades na aprendizagem como: déficit de atenção, impaciência, ansiedade, desmotivação e incômodo com as tarefas escolares gerados por um sentimento de incapacidade, que leva à frustração, etc., acarretando consequências muitas vezes irreversíveis no desenvolvimento e no seu desempenho, ocasionando o fracasso escolar. Muitos especialistas acabam dando a estas crianças medicamentos como ansiolíticos ou outras drogas psicoetimulantes que acabam ajudando e ao mesmo tempo prejudicando, pois o efeito é temporário. Apesar de terem um quadro de dificuldades de aprendizagem e integração, através de técnicas específicas descobriu-se que pode-se reeditar a memória e tornar capaz de programar a comunicação neural, criando comandos mentais (meganes) que desativam pensamentos negativos causadores de bloqueios, modificar comportamentos indesejados e ativar objetivos definidos podendo portanto, influenciar no desempenho escolar.

 

 

 

 

Ana Claudia Pereira da Silva . Graduada em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro, RJ;

especialista em Educação Especial pela Academia Brasileira de Ciência e da Educação – ABRASCE, Curitiba, PR;

especialização em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID, São Paulo, SP.

.

A contribuição do Lúdico na Alfabetização

O lúdico está presente na vida de todos os seres humanos, indiferente da idade, porém, é indissociável à infância. Nesta fase etária, ocorre a inserção da mesma no ambiente escolar - algumas na Educação Infantil, outras diretamente no Ensino Fundamental – e é na fase da alfabetização que geralmente surgem os primeiros problemas de aprendizagem. A presente pesquisa tem o objetivo de, buscando estudos de importantes estudiosos do tema como Lopes (2006), Murcia (2005), Piaget (1998), Vigotsky (1984 e 2007), contribuir na inserção das atividades lúdicas educacionais na fase da alfabetização. No desenvolvimento do trabalho é possível observar, por meio dos estudos teóricos, que os alunos sentem-se mais motivados, desenvolvem–se como um todo e socialmente e a aprendizagem ocorre de modo natural, sanando as dificuldades com a leveza e o prazer da brincadeira. Os resultados evidenciam a importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento humano e, em especial no âmbito educacional, acrescentam uma importante contribuição no processo educacional, sobretudo no período de alfabetização do aluno. Contudo, é preciso que os professores adéquem o lúdico à realidade dos seus alunos, planejando e aplicando suas atividades certos cuidados para que esta ferramenta atinja os objetivos educacionais dela esperados.

 

 

 

 

Daiane Pimentel Bispo. Graduada em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro, RJ;

Especialização em Alfabetização pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, São Paulo, SP.

Agregar conhecimento não tem hora, método ou idade.

 

Descubra com a UNEP São José uma experiência diferente com o EAD.

Endereço: Rua Joinville, 2334, sala 04, Bairro São Pedro - São José dos Pinhais -PR

Contato: (41) 3081-2262 / (41) 99219-6160  / unepsaojose@gmail.com

bottom of page